Musica

Universidade do Crato



Espaço dedicado às disciplinas, horários, programas, entre outros.



Coordenação da Universidade Sénior do Crato:
-
- Pedro Romão
- Maria Elisabete Martins


Com a progressiva diminuição das suas capacidades físicas o idoso vai alterando os seus hábitos e rotinas diárias, substituindo-as por actividades que lhe exijam um menor grau de actividade. Esta diminuição da actividade, ou mesmo inactividade, pode acarretar várias consequências, como redução da capacidade de concentração e reacção, diminuição da auto-estima, apatia, desmotivação, solidão e isolamento social. Estudos recentes demonstraram que realizar actividades intelectualmente estimulantes reduzem em 47% a possibilidade dos idosos desenvolverem a doença de Alzheimer.
Ao nível da animação social para séniores, podem ser desenvolvidos diversos tipos de actividades, como por exemplo exercício físico ligeiro, sessões de leitura de contos e poemas, visionamento de filmes, sessões de discussão de temas propostos, actividades de trabalhos manuais como corte e colagem, bordados, rendas e tapeçaria, actividades ligadas à gastronomia regional, passeios, visitas a museus, idas ao teatro, passeios ao ar livre, etc.
É neste contexto que se enquadram os propósitos da Universidade Sénior do Crato, afirmando-se como uma resposta às necessidades aos idosos do concelho do Crato. Através de uma colaboração intergeracional, pretende-se desenvolver acções capazes de valorizar a cultura, o património e o ambiente, nas diferentes formas de expressão.
No contexto do envelhecimento ou da 3ª Idade, tudo deve ser valorizado e tudo deve ter como meta a procura de uma satisfação plena da experiência de vida.
A acção/actuação que se pretende é aquela que, passando pelo reconhecimento da dimensão psicológica do indivíduo, é superada, por meio de práticas pedagógicas, situando-a na dimensão de um grupo. Grupo que se deve ampliar em instâncias cada vez mais abrangentes, permitindo aos indivíduos, a abertura a novos horizontes e a novas actividades.
A aposta na intergeracionalidade vem não só no sentido de preservar riquezas culturais como também memórias sociais.


Plano de Actividades:

A programação das actividades da Universidade Sénior do Crato, pretende responder a necessidades expressas pelos seus utilizadores e pretende ter como princípio orientador, o conhecimento global da realidade.
Embora as actividades devam ser desenvolvidas em função do tipo de comunidade em presença, consideram-se como mais importantes, na fase inicial, as actividades de informação e animação sóciocultural, por permitirem em simultâneo, uma maior aproximação e envolvimento da comunidade, fomentando o processo de participação, contribuindo assim para a construção e aprofundamento do diagnóstico e para um melhor planeamento de acções futuras.
A animação sóciocultural, como conjunto de acções sistemáticas, deve ser essencialmente, um processo evolutivo de aprendizagem, que se traduz na aquisição e desenvolvimento de atitudes e comportamentos com vista ao exercício pleno da cidadania.
Centra-se basicamente, na consciencialização dos indivíduos e grupos considerados como um todo, despertando neles a convicção das suas capacidades e potencialidades, no sentido de responder não só às suas necessidades, como também ás solicitações da comunidade em que estão inseridos.

Actividades
---


Áreas Temáticas:

1 – Artes e Ofícios;
2 – Saúde, Mobilidade e Desporto;
3 – Novas Tecnologias;
4 – Actividades Recreativas, Culturais e de Valorização do Património;
5 – Ciências Sociais, Humanas e Cidadania


Horários:

---


Programas:

---